Saúde | 16 de dezembro de 2015

Moradores de Ipiranga Participam do Programa Olhar BEM

img_alt

teste

 

Programa Olhar Bem – Créditos Portal Meio Norte

O Programa “Olhar Bem” começou oficialmente em Ipiranga do Piauí na sexta-feira (04/12) ofertando consultas e cirurgias de catarata, o Olhar Bem é uma ação de caráter itinerante, e em primeiro momento, percorrerá os municípios de Picos, Bom Jesus e Floriano. A meta é realizar 15 mil consultas e 4.800 cirurgias de catarata durante esta etapa. Em Picos, 6 mil consultas e 1.800 cirurgias serão realizadas até o fim da ação, que acontece nas dependências da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

O Senhor José Ribeiro da Silva, 64 anos, aposentado morador do Bairro Santa Catarina operou pela primeira vez de catarata há 20 anos atrás e ficou muito feliz ao receber a notícia  pela sua agente de saúde que ele seria submetido aos exames para a cirurgia de catarata.

A Dona Maristela Almerinda da Silva ,71 anos, aposentada,disse que se não fosse o Programa “Olhar Bem” ela não teria condições de realizar essa cirurgia particular.

“Os pacientes fazem uma avaliação, sendo detectada catarata, eles são encaminhados direto para o centro cirúrgico, onde passam por uma cirurgia rápida de apenas 13 minutos. Após o procedimento médico, eles vão para o pós-operatório, lá recebem óculos de proteção e um colírio para utilizarem nos 30 dias seguintes à cirurgia. Após esse período, eles retornam para fazer uma nova avaliação”, explicou a Secretária Municipal de Saúde Dra. Maria Valdete Lima

A catarata é definida como qualquer opacificação do cristalino que atrapalhe a entrada de luz nos olhos, acarretando diminuição da visão. As alterações podem levar desde pequenas distorções visuais até a cegueira.

ASSUNTOS: