sábado , 3 maio 2025
Lar Secretarias Agricultura Ipiranga do Piauí celebra primeira edição do Dia Municipal da Agricultura Familiar com entrega de máquinas, mapa produtivo e homenagens a agricultores
AgriculturaÚltimas notícias

Ipiranga do Piauí celebra primeira edição do Dia Municipal da Agricultura Familiar com entrega de máquinas, mapa produtivo e homenagens a agricultores

O município de Ipiranga do Piauí viveu um momento histórico na última quarta-feira, 30 de abril, ao realizar a primeira edição oficial do Dia Municipal da Agricultura Familiar. A programação especial, promovida pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, teve como principal destaque a apresentação inédita do Mapa Produtivo do Município, que evidencia as potencialidades agrícolas e as regiões com maior desenvolvimento rural.

O evento foi realizado na sede da Secretaria de Educação e contou com uma programação intensa e diversificada, que se estendeu ao longo de todo o dia. Logo pela manhã, os participantes foram recepcionados com um café da manhã coletivo e uma apresentação cultural feita por adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Assistência Social (SCFV).

Na sequência, autoridades locais e parceiros institucionais como o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), o SEBRAE e a PRODETER fizeram pronunciamentos voltados ao fortalecimento das políticas públicas para o campo.

Um dos momentos mais importantes do evento foi a exibição do Mapa Produtivo de Ipiranga do Piauí, que trouxe um panorama detalhado das principais cadeias produtivas do município, apontando as zonas com maior capacidade agrícola, tipos de produção predominantes e áreas que têm recebido maior atenção técnica e investimentos logísticos.

Segundo o secretário de Agricultura, Joane Leal, esse mapeamento é um avanço estratégico para orientar políticas públicas, investimentos e parcerias para o setor. “A gente pôde reunir as associações, mostrar onde estão as maiores produções, o que está sendo feito de forma mais eficaz, quais regiões precisam de mais apoio. Esse mapa é um instrumento de valorização e de planejamento para garantir mais renda, qualidade de vida e segurança alimentar ao nosso povo do campo”, destacou.

Ainda durante a manhã, diversas ações do governo municipal em benefício da agricultura familiar foram relembradas, como a capacitação de jovens agricultores com cursos de operação de máquinas agrícolas; programa Garantia Safra, que atualmente beneficia 872 famílias; distribuição recorde de kits de irrigação; aumento na contratação do Pronaf B, voltado ao crédito rural; serviços de aração de terras com o maior alcance da história do município; certificação ambiental A com o ICMS Ecológico, pelo terceiro ano consecutivo; e curso de enxertia e produção de mudas frutíferas, ofertado aos agricultores locais.

Durante a tarde, o SEBRAE realizou a palestra “Cooperação Empreendedora nos Negócios Rurais”, focando em estratégias para aumentar a renda e profissionalização dos pequenos produtores.

Em seguida, foi feita a entrega de um novo trator agrícola com implementos, fruto de uma emenda do senador Marcelo Castro, à Secretaria de Agricultura do município. No encerramento do evento, houve ainda o sorteio de um kit de irrigação, vencido pela agricultora Simone Soares da Silva, moradora do bairro Boa Vista.

A data de 30 de abril como o Dia Municipal da Agricultura Familiar foi criada por meio de projeto de lei de autoria do então vereador e atual secretário de governo, João Batista, em 2013. Contudo, segundo ele, é a primeira vez que a data é efetivamente celebrada com um evento oficial. “Na época, pensamos o dia 30 por ser um período de colheita, fartura e véspera do Dia do Trabalhador. A lei existia, mas nunca tinha sido cumprida. Agora, em 2025, conseguimos realizar essa primeira edição e já estamos planejando algo ainda maior para o próximo ano”, afirmou João Batista, emocionado ao lembrar que ele mesmo é filho e ex-agricultor, tendo se afastado da atividade por problemas de saúde.

O prefeito Elvis Ramos também participou ativamente da programação e celebrou o engajamento da população rural. “Esse é um dia de valorização de quem garante o alimento na nossa mesa. A entrega desse trator e o sorteio do kit são simbólicos, mas o mais importante é o compromisso da gestão com políticas de incentivo, crédito, assistência técnica e infraestrutura para o homem do campo”, pontuou.

A expectativa é de que o evento entre no calendário oficial da cidade e se amplie nos próximos anos, com mais expositores, oficinas, feiras de produtos e maior participação das comunidades rurais. “Quando a gente fortalece o agricultor, fortalece também a economia local, a geração de renda, a produção de alimentos saudáveis e a preservação dos saberes do campo. Que esse evento cresça e se torne tradição no nosso município”, finalizou o secretário Joane Leal.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Prefeitura de Ipiranga do Piauí entrega reforma da escola de dança e inicia aulas de ballet

A Prefeitura de Ipiranga do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de...

Diretor do SAMU de Ipiranga do Piauí apresenta trabalhos durante Mostra da COSEMS em Picos

O Diretor Administrativo do Serviço Móvel de Urgência e Emergência (Samu) de...

Secretaria de Assistência Social de Ipiranga do Piauí realiza primeiro encontro do Projeto Girassol

A Secretaria de Assistência Social de Ipiranga do Piauí realizou, neste domingo...

Representantes de Ipiranga participam do Encontro de Gestores de Saúde do Piauí

Durante o Encontro de Gestores de Saúde do Piauí, com o tema “O...