A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí divulgou, nesta quarta-feira, 19 de julho, o resultado de classificação dos municípios referente à certificação no selo ambiental 2023.
Ipiranga do Piauí está na relação de certificados. O município cumpriu seis dos nove critérios estabelecidos no edital, obteve 152 pontos e conquistou, pela primeira vez, o Selo A do ICMS Ecológico.
A classificação é dividida nas categorias A, B e C. No estado, apenas 42 municípios conquistaram o Selo A. Outros 57 municípios conquistaram Selo B, 33 o Selo C, e 44 tiveram resultado não elegível.
O prefeito Elvis Ramos afirmou que a conquista do Selo A do IMCS Ecológico é resultado de um trabalho de aperfeiçoamento das políticas públicas ambientais desenvolvido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretário Municipal de Agricultura Meio Ambiente e Recursos Hídricos, gerida pelo engenheiro agrônomo Joane Leal, em conjunto com o Conselho Municipal de Meio Ambiente, outras Secretarias e a Câmara Municipal.
O gestor elencou algumas das ações realizadas. “É fruto de muito trabalho, muito esforço da nossa gestão. Foi algo bem planejado e executado. Promovemos diversas capacitações, trabalhamos a educação ambiental, inclusive, nas escolas, para os alunos. Desenvolvemos ações em todas as áreas, desde a preservação que mata ciliares, de queimadas, na prevenção da erosão, ações de combate à poluição sonora, a arborização de praças, coleta seletiva, criamos a brigada de incêndio no município. Trabalhamos junto com a Câmara Municipal a questão da legislação ambiental, elaborando vários Projetos de Lei que foram aprovados pelos vereadores.”, citou.
Para o prefeito, o bom resultado obtido pelo município de Ipiranga na avaliação externa realizada pela SEMARH/PI mostra que a gestão está trabalhando as políticas ambientais de maneira correta.
Com a certificação Selo A, Ipiranga do Piauí poderá aderir ao ICMS Ecológico, e consequentemente, terá um aumento nas receitas. “Esses recursos que virão serão revertidos em mais trabalho para a gente continuar e implementar essa política pública de preservação do nosso meio ambiente.”, pontuou o prefeito.
Deixe um comentário