O mês de junho tradicionalmente no nordeste brasileiro é um período de muitas festas e a cidade de Ipiranga do Piauí não fica de fora. Para bem comemorar o São João, a Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu na tarde/noite deste sábado, 25 de junho, na Praça de Eventos, o “Festival Junino da Alegria”.
Além de toda ornamentação junina, no local do evento foi comercializado comidas típicas que formam o cardápio das festas juninas, dentre as quais, mingau maranhense, bolo de milho, pipoca, cocada, pamonha e creme de galinha.
O evento foi aberto pelo auxiliar social, Gustavo Ramos, que fez uma breve leitura sobre a origem das festas juninas.
Em seguida, teve a primeira apresentação de quadrilha, sendo conduzida pela catequese infantil da Igreja de Nossa Senhora da Conceição.
Logo após aconteceram mais duas apresentações juninas com a quadrilha “Estrelinha da Alegria”, das crianças e famílias assistidas pelo Programa Criança Feliz e pelos Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), e com a quadrilha “Racha Pé”, com adolescentes do NUCA e do SCFV.



Encerrando as apresentações, idosos do SCFV com a equipe da Assistência Social e populares participaram de uma quadrilha improvisada, levando muita alegria para o público presente.
“Um momento importante para a cultura de nosso município, sendo um preparativo para Semana Cultural da Juventude. Neste mês de junho se comemora as festas juninas em todo Nordeste e aqui em Ipiranga não poderia ser diferente. Além deste momento foram realizadas festas juninas nas escolas da rede municipal de ensino, onde contamos durante estes momentos com a participação desde as crianças até os idosos, em parceria com a comunidade. Estamos felizes, principalmente com a participação dos ipiranguenses”, destacou o prefeito Elvis Ramos.
A vice-prefeita, Iolanda Rego, destacou positivamente a realização do Festival Junino da Alegria, pois, segundo ela, busca elevar a auto estima das pessoas que enfrentam diariamente dificuldades e obstáculos. “A festa junina é um evento tradicional e popular que vai passando de geração a geração, levando alegria para as crianças, jovens e idosos”, lembrou.
Já a secretária de Assistência Social, Iolita Ramos, destacou o compromisso da gestão municipal em manter viva a festa junina. “Assim que termina uma festa a população já fica ansiosa para o próximo ano, então a gente que forma a gestão tem este compromisso de estar sempre apoiando a festa de São João. Aproveito para agradecer a toda minha equipe, e ainda, a população em geral que lotou este local para prestigiar as apresentações realizadas nesta noite”, finalizou.
No final, o Grupo Musical “Sinal de Sertão” animou os participantes com muita forró pé de serra e musicas juninas.


Fonte: Folha Atual
Deixe um comentário