16 DE SETEMBRO – DIA INTERNACIONAL DA PRESERVAÇÃO DA CAMADA DE OZÔNIO

No dia 16 de setembro, celebramos o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio, uma data de alerta e reflexão. A Escola Municipal Sinobilina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e a Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Ipiranga do Piauí-PI, desenvolveu um projeto que visa conscientizar alunos e a comunidade sobre os Gases de Efeito Estufa (GEE), que causam a deterioração da camada de ozônio.

A camada de ozônio, situada na estratosfera, é uma das defesas naturais mais importantes para os seres vivos da Terra, pois absorve a maior parte dos raios ultravioleta (UV) prejudiciais. No entanto, algumas práticas humanas têm comprometido sua integridade. A conscientização sobre os perigos dessa degradação levou à criação do Protocolo de Montreal em 1987, um acordo internacional, destinado a eliminar gradualmente substâncias causadoras da degradação do ozônio (O3), como os CFCs (clorofluorcarbonos).

A escola desenvolveu várias ações em alusão ao Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio, dentre as quais destacam-se: palestra sobre a importâncias da camada ozônio com a bióloga e Fiscal Ambiental Juliana Vieira; aula de campo no Viveiro Municipal Antônio de Rosa com a presença do Secretário Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Francisco Feitosa, o qual ministrou uma palestra e um entrevista sobre a importâncias que as árvores desempenham na preservação da camada de ozônio; e o projeto foi finalizado com uma culminância em que os alunos apresentaram trabalhos de pesquisa sobre o tema.