Conferência Intermunicipal de Economia Popular e Solidária é realizada em Ipiranga do Piauí

Nesta quarta-feira, 23 de outubro, foi realizada em Ipiranga do Piauí a Conferência Intermunicipal de Economia Popular e Solidária. O evento reuniu representantes de vários municípios da região Sul do Estado, com o objetivo de discutir e promover ações voltadas para o fortalecimento da economia solidária e do desenvolvimento sustentável das cidades.

Veja AQUI mais imagens!

A conferência aconteceu no Centro de Convivência do Idoso (CCI) e buscou ampliar o diálogo entre gestores públicos, trabalhadores e membros de empreendimentos populares, visando fomentar práticas econômicas que priorizem a cooperação, a inclusão social e a geração de renda nas comunidades.

A abertura teve início com o credenciamento dos participantes, composição da mesa de honra e entoação do hino de Ipiranga do Piauí.

No local houve exposição do artesanato e produtos da terra

Em seguida, adolescentes do município apresentaram por meio de um desfile peças artesanais produzidas no próprio munícipio, e ainda, uma apresentação cultural do SCFV com o espetáculo “dançando e viajando no tempo”

Desfile com peças artesanais

Apresentação cultural

Logo após a leitura e aprovação do Regimento Interno da Conferencia, foi realizada uma palestra conduzida por Claudimir Vieira e Adalberto Pereira, ocasião em que trataram sobre o balanço das políticas públicas de ECOSOL e análise de conjuntura.

Claudimir e Adalberto, palestrantes

O evento continuou com a divisão dos grupos temáticos e plenária final, sendo encerrado com a escolha dos delegados para a Conferência Estadual.

Momentos nos grupos temáticos

A conferência foi conduzida pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC), em parceria com a Secretária de Relações Sociais do Estado (SERES) e a Prefeitura de Ipiranga do Piauí.

A vice-prefeita, Iolanda Rêgo cumprimentou os presentes em nome do prefeito Elvis Ramos. “Gostaria de dizer que é um motivo de orgulho sermos escolhidos para acolher todos esses territórios, esses munícipios para um momento de discursão importante que é a questão da economia solidária, essa economia que faz com que as pessoas sejam incluídas através das associações, dos grupos de mulheres e de pessoas empreendedoras sociais, de pessoas que buscam a sua sobrevivência de forma mais inclusiva e sustentável”, destacou.

Iolanda Rêgo, vice-prefeita

Secretaria de assistência social, Iolita Ramos, agradeceu a presença dos participantes. “Agradeço a presença de cada pessoa e dizer que este é um momento valioso para todos nós de Ipiranga. É um prazer imenso a nossa cidade ter sido escolhida para sediar esse momento. Agradecer as empreendedoras que estão aqui, e a Sasc por ter essa iniciativa tão importante, disse a secretária.

Secretária Iolita Ramos

A gerente de economia solidária e inclusão produtiva, Mariana Sousa, destacou a importância da participação da população. “A conferência busca reunir os grupos solidários da região e discutir a conjuntura tanto nacional, estadual e municipal da economia solidária e eleger os delegados que participaram da Conferência Estadual em Teresina e depois ir para a nacional. Essa parceria com a Prefeitura foi muito importante e a participação de todas as pessoas”, explicou.

Mariana Sousa

O diretor de relações sociais da Secretaria de Relações Sociais, Claudimir Goularte falou sobre o objetivo da conferência. “Essa conferência teve como objetivo fomentar o empreendedorismo social nesta região, que tem muito potencial e muitas experiências de empreendedorismo. Nós estamos trabalhando mais com o empreendedorismo rural e nessa perspectiva o incentivo do Governo do Estado é trabalhar a capacitação dos agricultores, ou seja, trazer elementos técnicos e sociológicos para que os agricultores se profissionalizem cada vez mais para agregar valor ao produto”, disse.

Claudimir Goularte

Participaram do evento Mariana Sousa, Gerente de Economia Solidária e Inclusão Produtiva; Nayra Sampaio, Coordenadora de Economia Solidária e Inclusão Produtiva; Nice Santos, Técnica da Sasc; Claudimir Goularte Vieira, da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos; a vice-prefeita Iolanda Rego; a secretária de Assistência Social, Iolita Ramos; demais membros da gestão municipal; vereadores; Rosa Araújo, representante da Cáristas Diocesana (Picos) e populares.

Participantes do encontro

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui