Alunos de Ipiranga do Piauí se destacam na Jornada Nacional de Foguetes e conquistam medalha de prata

O município de Ipiranga do Piauí, mais uma vez, foi destaque pelos avanços alcançados na Educação Municipal. Desta vez, estudantes da Rede Municipal de Ensino conquistaram uma medalha de prata na Jornada Nacional de Foguetes.

O evento foi realizado em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, e contou com a participação de estudantes de todo o Brasil.

Na oportunidade, Ipiranga do Piauí esteve sendo representada pelos alunos João Pedro, João César e Genilson, da Escola Antônio Tapety, que fica localizada comunidade Jardim. Além dos estudantes, estiveram presentes a diretora da escola, Eunice Carvalho, e o coordenador da área de matemática, Guilherme Gonçalves.

Os alunos já haviam se destacado na 1ª Mostra de Foguetes de Ipiranga do Piauí, realizada em maio deste ano, quando conquistaram o primeiro lugar. O momento foi realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, em preparação para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astrofísica (OBA) e Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).

Na manhã desta sexta-feira, 27 de outubro, o prefeito de Ipiranga do Piauí, Elvis Ramos, recebeu os representantes do município na Jornada Nacional de Foguetes e destacou o orgulho pelos resultados alcançados.

“Muito orgulho da educação do nosso município. Mais uma conquista fruto de um trabalho em equipe. Desta vez, conseguimos a medalha de prata na Jornada Nacional de Foguetes, realizada no estado do Rio de Janeiro. O trabalho não para e a educação é uma ferramenta de transformação”, frisou.

Elvis Ramos ainda destacou que é a primeira vez que o município participou e já alcançou uma medalha de prata. Ele parabenizou os alunos e a equipe da Secretaria de Educação pelo trabalho.

“Participamos pela primeira vez e já fomos medalha de prata, então é um orgulho para o nosso município, para nossa escola da comunidade Jardim e isso só mostra que a educação do nosso município está no caminho certo. Só temos que parabenizar os alunos e toda a equipe da Secretaria de Educação do nosso município”, afirmou

O secretário de Educação de Ipiranga do Piauí, Gilberto Vieira, comentou sobre o orgulho pelo desempenho dos alunos. “Estamos orgulhosos em anunciar que os estudantes brilhantes da Escola Municipal Antônio Tapety e seus dedicados professores representaram com excelência nosso município nas Olimpíadas Nacionais de Lançamento de Foguetes, no Rio de Janeiro, de 23 a 26 de outubro. Nas últimas semanas, nossos alunos se empenharam intensamente, até mesmo nos domingos e feriados, aperfeiçoando suas habilidades técnicas para esta competição de prestígio”, pontuou.

Gilberto Vieira ainda comentou sobre a importância da Jornada Nacional de Foguetes. “Neste evento emocionante, eles enfrentaram equipes de todo o Brasil que se destacaram na MOBFOG. Além da competição, nossos jovens tiveram a oportunidade única de imergir em diferentes culturas, adquirir conhecimento valioso, participar de palestras inspiradoras, mergulhar em oficinas práticas e apresentar seus próprios trabalhos inovadores. Essa participação não é apenas uma vitória para nossos estudantes, mas também um símbolo do compromisso real de Ipiranga do Piauí com o investimento em nossos jovens talentosos”, assegurou.

A diretora da Escola Antônio Tapety, Eunice Carvalho, comentou sobre a experiência e agradeceu ao apoio da gestão. “A nossa MOFIP está trazendo belíssimos resultados da Jornada Nacional de Foguetes, realizada em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro. Agradeço a Secretaria de Educação, na pessoa do secretário Gilberto Vieira, que nos apoiou imensamente; a Prefeitura Municipal, em nome do nosso prefeito Elvis Ramos; e a toda comunidade escolar da Escola Antônio Tapety”, ressaltou.

Segundo o representante da OBA, professor astrofísico, Dr. Alberto, que é piauiense, os alunos estão levando uma grande experiência para o Piauí. Ele ainda destacou que espera que participação em eventos como este se torne tradição no estado.

Astrofísico professor Dr. Alberto

“Os alunos estão levando uma experiência gigantesta do que foi aqui. Sabemos das dificuldades e como é difícil chegar até aqui, mas também sabemos o gosto da vitória. Esperamos que isso seja transformado em uma rotina, em uma tradição, e que o nosso estado venha ser muito bem lembrado pelo país e pelo mundo inteiro, pois somos os pioneiros nessa categoria de foguetes”, garantiu.

Veja fotos:

Alunos e professores participantes da Jornada Nacional de Foguetes