Comitê de Enfrentamento à COVID-19 modifica estratégias de atuação

O Comitê Municipal de Enfrentamento à COVID-19 se reuniu nesta sexta-feira (17) para avaliar as medidas de enfrentamento e combate à disseminação do coronavírus no município.

A SMS piranga apresentou os relatórios de ações realizadas, bem como os boletins epidemiológicos contendo uma análise dos casos ocorridos no município, identificando uma crescente do número de casos nos últimos dias, com a identificação de transmissão em cadeias de contatos, dentro do próprio município.

Considerando que já há transmissão comunitária (dentro do próprio município), a Barreira Sanitária, medida implementada desde o mês de maio/20, perde sua razão de existir, visto não ser mais possível impedir que o vírus adentre no município.

Também foram apresentado o trabalho de identificação de casos e rastreamento de contatos, realizado pela equipe de vigilância à saúde da SMS, identificando que este é um trabalho fundamental para “quebrar”as cadeias de transmissão dentro do município. Segundo a SMS, já foram realizados mais de 400 testes diagnósticos no município, sendo que cada caso pode realizar até 3 testes até o desfecho (confirmado, curado ou descartado)

Após várias discussões e análises, foram tomadas as seguintes medidas:

1. Finalização das Barreiras Sanitárias, substituindo-as pela estratégia de BLITZ SANITÁRIAS, com processos educativos, de fiscalização e autuação de pessoas e entidades em descumprimento das medidas sanitárias.
  2. Seguimento ao processo de reabertura das atividades econômicas (Decreto Municipal n. 41/2020), acompanhando as determinações do Governo do Estado, intensificando orientações e fiscalizações em comércios e instituições.
  3. Ampliação da Testagem: dar início ao processo de aquisição de novos testes para ampliação da testagem, atualmente realizada em sintomáticos e contatos.
  4. Realizar a contratação emergencial de novos profissionais para atuar no enfrentamento e combate à COVID-19 no município, através de Processo Seletivo Simplificado.

Outras medidas poderão ser tomadas de forma emergencial, conforme a evolução da epidemia no município.