Justo acesso é inaugurado em Ipiranga do Piauí ofertando serviços jurídicos e de cidadania

Autoridades estiveram presentes na solenidade/Foto: Bismark Sousa

Nesta terça-feira, 23 de abril, foi inaugurado em cerimônia solene o Justo Acesso de Ipiranga do Piauí. O programa é realizado por uma parceria do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), com o Governo do Estado do Piauí e Prefeitura Municipal.

O Justo Acesso é um facilitador de serviços da justiça do estado, onde agrega em um só lugar órgãos governamentais que realizam atividades de cidadania para a população local, como por exemplo, a emissão de documentos, consulta de processos, entrada de ações judiciais, atendimento jurídico online, regularização cadastral, entre outros acessos disponíveis. O programa fica em cidades que não são sedes Comarcas e permite ao município de pequeno porte realizar processos jurídicos sem grandes deslocamentos, por meio da internet.

O prefeito de Ipiranga do Piauí, Elvis Ramos, em entrevista a nossa reportagem expressou seu sentimento em poder ajudar a trazer ao município o programa Justo Acesso.

“É um sentimento de alegria poder trazer o programa para nossa cidade. Essa instalação é uma parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, Governo do Estado do Piauí, Órgãos de nível Estadual, Federal e Municipal, então aqui serão ofertados diversos serviços à população de Ipiranga, foi uma forma de trazer mais pra perto os serviços de cidadania e melhorar a qualidade de vida do povo”, frisou o prefeito.

Prefeito de Ipiranga do Piauí, Elvis Ramos

Até então, os moradores de Ipiranga do Piauí, se deslocavam para outras cidades em busca dos serviços de cidadania. O programa traz para o município e cidades vizinhas acesso a órgãos da Administração Pública, como Ministério Público, Defensoria Pública, Secretaria de Segurança Pública (SSP), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal Regional do Trabalho (TRT22), Tribunal Regional Federal (TRF1), Ministério Público do Trabalho e Agespisa. Os serviços já começaram a ser ofertados a população.

Entrega de documentos para a população

O Desembargador Hilo de Almeida, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) esteve presente na cerimônia de inauguração e destacou o programa do Justo Acesso, considerando leva-lo a todos os municípios do estado.

“Nós temos um compromisso com a sociedade, temos que levar o acesso com mais facilidade para a vida das pessoas, daí nasceu a ideia do Justo Acesso, que pretendo levar para todos os municípios do Piauí. Então a palavra que quero dizer é Gratidão, a Deus e a todas a lideranças que permitiram chegarmos até aqui”, relatou o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí.

Presidente do Tribunal, Hilo de Almeida

Na cerimônia de inauguração estiveram presentes o Desembargado Hilo Almeida, o prefeito de Ipiranga do Piauí, Elvis Ramos, a vice-prefeita Iolanda Rêgo, membros do Poder Judiciário, como o juiz titular da comarcar de Inhuma, Expedito Costa; os juízes coordenadores do projeto, Leonardo Brasileiro e Luiz de Moura Correia; vereadores do município e população local.

Confira as fotos do evento abaixo: