Plenária Municipal de Saúde é realizada em Ipiranga do Piauí

Evento debateu políticas públicas e elaborou proposta de melhoria para a saúde.

A Prefeitura de Ipiranga do Piauí, através do Conselho Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na manhã desta sexta-feira, 31 de março, uma Plenária para discutir políticas públicas e elaborar propostas de melhorias para o Sistema Único de Saúde (SUS).

A plenária, realizada no auditório da Secretaria de Saúde, teve como tema ‘Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser Outro Dia’, e corresponde a etapa municipal da 17ª Conferência Nacional de Saúde.

Na oportunidade, estiveram presentes o prefeito municipal Elvis Ramos, ao lado da vice-prefeita Iolanda Rego; o secretário municipal de Saúde, Derisvaldo Xavier; a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Patrícia Amanda; vereadores; secretários municipais; profissionais da Saúde; chefes de departamento; representantes das comunidades e a população em geral.

No primeiro momento, a plenária foi aberta com a formação da mesa de honra dos participantes, seguida pelo momento de fala das autoridades.

De acordo com secretário de Saúde, Derisvaldo Xavier, a realização da plenária foi uma exigência do Governo, para entender as necessidades dos municípios em relação aos serviços prestados pelo SUS.

Secretário Derisvaldo Xavier

“Essa plenária é uma obrigatoriedade dos municípios com o Estado e com a Nação, pois é uma ação preparativa para as Conferências de Saúde. Esse ano o tema faz juz a necessidade do trabalho nos municípios, porque a gente tem uma alta demanda de buscas por serviços de saúde, e essa discussão vai preparar o espaço que a gente almeja e deseja para o bem do nosso povo”, afirmou.

A plenária foi conduzida pelo conferencista Júlio Araújo, que abordou a temática central através de uma palestra participativa sobre o funcionamento do SUS e sua importância.

Palestra foi conduzida por Júlio Araújo

Após a palestra, os participantes se dividiram em grupos para discussão de eixos temáticos e elaboração de propostas que foram apresentadas para serem implementadas no Plano Final.

Na oportunidade, também foi realizada a votação para escolha dos delegados que irão representar o município nas próximas Conferências.

Segundo o prefeito Elvis Ramos, a gestão municipal vem realizando constantes parcerias para atender toda a demanda existente no município. O gestor ainda afirmou que a plenária tende a trazer melhorias para esse processo, colaborando com os recursos destinados para o setor da saúde.

Prefeito Elvis Ramos

“Esse é um momento muito importante, onde a Sociedade Civil e o Poder Público se reúne para debater temáticas voltadas para a saúde, para que a gente possa melhorar os atendimentos do SUS para as famílias e todos os seus usuários. Aqui a gestão tem a oportunidade de ouvir e de levar informações para as pessoas, fazendo um controle social, e tudo isso é muito importante, pois é assim que surgem as diretrizes para melhorias dos atendimentos” destacou.

Confira mais imagens!