Profissionais da saúde de Ipiranga do Piauí participam de Campanha de Doação de Sangue no Hemopi de Picos

50 profissionais fizeram parte da ação em prol da campanha “Junho Vermelho”.

A Prefeitura de Ipiranga do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, mobilizou nesta semana os profissionais de saúde do município para realizarem doações de sangue no Hemopi de Picos.

As doações fazem parte da campanha “Junho Vermelho”, que busca incentivar e fortalecer a doação de sangue. A ação contou com o total apoio do prefeito Elvis Ramos.

Na terça-feira, 27 de junho, 25 profissionais estiveram presentes no Hemopi, em Picos, e nesta quinta-feira, 29, mais 25 profissionais. Todos são colaboradores da Secretaria Municipal de Saúde, do SAMU e do Hospital de Pequeno Porte (HPP).

Os municípios interessados em fazer parte da campanha devem procurar o Setor de Captação do Hemocentro para fazer o agendamento. Para ser um doador é necessário não ter sintomas gripais, ter acima de 50 quilos e trazer o RG. Menores de idade precisam da autorização dos pais ou responsáveis.

Derisvaldo com demais profissionais da saúde de Ipiranga, no Hemopi nesta quinta-feira, 29

O prefeito Elvis Ramos falou sobre a importância da ação para as pessoas que precisam de transfusão de sangue. “Essa é uma ação muito importante porque o Hemopi precisa estar com o banco de sangue atualizado para atender as demandas da região, então, nós nos colocamos como parceiros do Governo do Estado, do Hemopi e da população de todas as cidades da região que venham precisar, inclusive de Ipiranga do Piauí. Estou muito feliz com essa ação e agradecido pela participação de todos os profissionais. “Tenho certeza que isto vai trazer frutos positivos para os usuários do SUS e, principalmente, para as pessoas que precisam de transfusão de sangue”, disse o prefeito.

Prefeito Elvis Ramos

O secretário de saúde, Derisvaldo Xavier explicou sobre o objetivo da ação. “Nós mobilizamos os nossos funcionários e motivamos outros parceiros para fazer parte dessa campanha, pois é uma ação essencial já que fortalece o Hemopi de Picos. Foi um momento produtivo onde muitas pessoas se esforçaram para ajudar e nós pretendemos continuar mobilizando mais pessoas pra que essas doações sejam feitas não apenas neste mês, mas se tornem algo constante”, disse o secretário.

Derisvaldo, secretário de saúde de Ipiranga do Piauí

A coordenadora do Hemopi de Picos, Ana Paula, falou da importância da mobilização realizada pela Secretaria de Saúde de Ipiranga do Piauí.

Ana Paula, coordenadora do Hemopi de Picos

“Essa é uma mobilização muito importante porque o Hemopi de Picos não tem como ser sustentado para suprir a necessidade da demanda de Picos e macrorregião sem as doações de sangue, então, é essencial que os municípios abracem essa causa e comecem a trazer as caravanas mensalmente”, disse a coordenadora.

Veja mais fotos aqui: