Ipiranga do Piauí é destaque no ranking estadual do programa Previne Brasil

O município de Ipiranga do Piauí foi avaliado e
alcançou destaque no ranking estadual de
desempenho do programa Previne Brasil.
Segundo os indicadores do Previne Brasil, no 3º
Quadrimestre de 2022, Ipiranga do Piauí
alcançou a nota 8,35; já no 1º Quadrimestre de
2023, o município alcançou a nota 8,47 e no 2º
Quadrimestre de 2023, a Saúde de Ipiranga do
Piauí alcançou a nota 9,60, pela qualidade do
atendimento da atenção básica.

O Programa Previne Brasil, avalia, a cada quatro meses, o desempenho dos municípios brasileiros, a partir de 7 indicadores da Atenção Primária. Nesse contexto, o Ministério da Saúde divulgou o resultado oficial do terceiro quadrimestre de 2023, ou seja, referente ao período de maio a agosto.

Diante disso, os indicadores avaliados foram: proporção de gestantes com pelnos menos seis consultas pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 20ª semana de gestação; proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado; coberta de exame citopatológico; cobertura vacinal de poliomielite inativada e de pentavalente; parcentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida em cada semestre; e percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada.

Ipiranga do Piauí obteve destaque no Previne Brasil por conta de uma gestão participativa com investimento em capacitações dos profissionais de saúde, melhoria da informatização dos serviços, realização do Busca Ativa, organização de fluxograma e melhoria dos processos de trabalho.

O prefeito de Ipiranga do Piauí, Elvis Ramos, destacou que os avanços na Saúde é resultado do trabalho em equipe e do comprometimento com uma saúde pública de qualidade para toda a população ipiranguense.
“Estamos muito felizes com o resultado da melhoria dos indicadores do Previne Brasil, e isso só mostra que estamos evoluindo na atenção básica, fruto de um trabalho em equipe, onde sempre procuramos investir e priorizar a área da saúde, pois é uma área muito sensível e importante para a população que mais precisa. E a atenção básica trabalha a saúde preventiva, então parabenizamos toda a equipe, gestão e profissionais envolvidos, e continuamos atentos a tudo aquilo que for melhorar os atendimentos e serviços prestados pela saúde do nosso município”, frisou.