Plantio de mudas, palestras e apresentações marcam o Dia da Amazônia em Ipiranga do Piauí

No dia 5 de setembro é comemorado o Dia da Amazônia.

Esta data comemorativa foi instituída pela Lei nº 11.621, de 19 de dezembro de 2007, com o intuito de conscientizar as pessoas sobre a importância da maior floresta tropical do mundo e da sua biodiversidade para o planeta. O dia 5 de setembro foi escolhido em virtude de o Príncipe D. Pedro II ter decretado, em 1850, a criação da Província do Amazonas (atual Estado do Amazonas).

Para celebrar essa data, a Escola Municipal Santa Catarina, por meio da Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Ipiranga do Piauí-PI, realizou uma série de atividades educativas: plantio de mudas nos canteiros da escola; palestra ministrada pelo Secretário Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos Francisco Feitosa sobre a importância da Amazônia; e apresentações dos alunos advindas de pesquisas sobre o tema.

A Amazônia é um dos patrimônios naturais mais valiosos de toda a humanidade e a maior reserva natural do planeta. Com sete milhões de quilômetros quadrados, sendo cinco milhões e meio de florestas, o bioma é fundamental para o equilíbrio ambiental e climático do planeta e a conservação dos recursos hídricos. Apesar de sua importância, a Amazônia tem sido constantemente ameaçada por inúmeras atividades predatórias, entre elas a extração de madeira, a mineração, as obras de infraestrutura e a conversão da floresta em áreas para pasto e agricultura.

Confira a galeria das atividades desenvolvidas pela escola.