A Prefeitura de Ipiranga do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quarta-feira, 23 de outubro, uma capacitação voltada para o manejo clínico e o fluxograma de atendimento na Atenção Básica para pacientes com ideação suicida.
O encontro, que ocorreu no auditório da Secretaria de Saúde, foi conduzido pelo psicólogo Samuel Moura e teve como objetivo qualificar os profissionais de saúde para identificar e lidar de forma adequada com casos de pacientes em risco de suicídio, proporcionando um atendimento mais humanizado e eficaz na rede de Atenção Básica.
Durante a capacitação, os participantes receberam orientações sobre como proceder diante de situações de emergência e sobre as melhores práticas no acompanhamento desses pacientes.
O secretário de saúde, Derisvaldo Xavier falou sobre a importância da preparação dos profissionais sobre esse tema. “Esse evento tratou sobre a prevenção ao suicídio e a valorização da vida. Nós reunimos os profissionais de saúde e preparamos para que eles saibam como abordar a pessoa nesta situação. Há algum tempo vem tendo um aumento no índice de suicídios e a atual gestão municipal tem esta preocupação com esse controle e essa prevenção. Hoje nós estamos aqui buscando promover a vida das pessoas e evitar suicídios”, disse o secretário.
Derisvaldo, secretário de saúde
O palestrante Samuel Moura também ressaltou sobre a capacitação: “Uma ação necessária, já que a gente vem em uma crescente quanto a este assunto do suicídio, com isso considero louvável a Secretaria de Saúde dialogar com os profissionais a respeito desta temática, sobre a questão das intervenções que o munícipio, como provedor de saúde, deve oferecer a população sobre a saúde mental, principalmente, sobre a ideação suicida”, finalizou.
Samuel Moura falou sobre capacitação