Ipiranga do Piauí promove capacitação sobre a implementação da Escuta Protegida

Participantes da capacitação/Divulgação

A Prefeitura de Ipiranga do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, em parceria com o Município de Dom Expedito Lopes, realizou nesse dia 1º de março uma capacitação sobre a implementação da Escuta Protegida, Lei Nº 13.431/2017 e Decreto 9.603/2018, que coloca a Escuta Especializada como o procedimento de entrevista realizada pelos órgãos da rede de proteção nos campos da educação, da saúde, da Assistência Social, da segurança pública e dos Direitos Humanos, com o objetivo de assegurar o acompanhamento da vítima ou da testemunha de violência.

A capacitação aconteceu durante todo o dia e foi explanado sobre protocolo e fluxo para a realização de uma Escuta otimizada e sem revitimização da criança e do Adolescente. O evento teve como facilitadora a Assistente Social -Janaína Lucélia.

Participaram da Formação membros do CMDCA; a vice-prefeita Iolanda Rêgo; a secretária Municipal de Assistência Social, Iolita Ramos; Assessora Jakeline Borges; Comitê Gestor da Escuta Protegida; profissionais da Educação, saúde e Assistência Social.

No final da capacitação esteve presente o prefeito Elvis Ramos, que se colocou à disposição para o que estiver ao seu alcance como gestor Municipal.

Todos os participantes receberam certificado e se comprometeram a participar das próximas etapas para então assim colocarem o conhecimento adquirido em prática.